Projeto do Campus Avançado Maricá produz podcasts sobre Meio Ambiente

Os programas de aúdio, que foram lançados a partir de outubro deste ano, trazem discussões relevantes sobre a temática ambiental.

(Professor Emerson com as bolsitas Nicole, Andressa e Sílvia)

Discutir questões ambientais de forma dinâmica, lúdica e atrativa para estudantes e profissionais da área ambiental. Esse é o principal objetivo do Projeto de Extensão IFFcast Ambiental, coordenado pelo professor de Biologia do Campus Avançado Maricá, Emerson Bittencourt.

Aprovado pelo Edital de Extensão n° 139/2015, o projeto apresenta temas relacionados ao meio ambiente, por meio da mídia de podcast, que é um programa de áudio distribuído por feed de RSS, mais utilizada entre o público jovem. Emerson comenta que, no Brasil, existem centenas de podcasts sobre os mais diversos temas, como cinema, literatura, tecnologia, entre outros, mas não havia encontrado nenhum que discutisse o tema Meio Ambiente de forma sistemática.

O coordenador ressalta que a temática ambiental tem sido abordada no ambiente escolar, mas não é incomum que a abordagem tradicional e disciplinar torne o tema burocrático e desinteressante para os alunos. “Discutir qualitativamente questões ambientais em outros espaços, como as mídias digitais, é fundamental, pois aproxima o tema e seus desdobramentos à realidade do aluno. Assim, é possível fomentar um olhar analítico sobre tais questões que são constantemente apresentadas”, pontua o professor.

Após a fase inicial de desenvolvimento do projeto, com o treinamento das bolsistas para gravação e edição de áudios e criação dos espaços de crossmídia, além de levantamentos temáticos, o IFFcast Ambiental teve seu primeiro episódio lançado no início de outubro deste ano.

Os programas são divididos em episódios regulares, bimestrais, com maior duração e abordagem de temas mais amplos, como o conceito de sustentabilidade, por exemplo, e os episódios pockets, com programas mais curtos, lançados semanalmente. “Os pockets abordam temas ambientais diversos, tais como: análises de reportagens com temas ambientais publicadas na semana anterior, eventos relevantes na discussão ambiental e entrevistas. Desta forma, já discutimos sobre a falsa impressão de que a crise hídrica acabou, a perda de biodiversidade causada pelas ações humanas, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 22) e fizemos entrevistas com as equipes dos projetos IFF Sustentável, do Campus Campos Centro, e Projeto Capivara, do Campus Campos Guarus”, destaca o Emerson.

“Os episódios já lançados têm gerado uma boa repercussão e, mesmo sendo um projeto recente, temos atingindo mais de uma centena de downloads em poucos dias. Já realizamos duas promoções de divulgação com premiação entre os ouvintes. Contudo, só no IFFluminense, o número de possíveis ouvintes é significativamente maior, pois esta é uma temática que perpassa quase todos os nossos cursos. Assim, cremos que com uma maior divulgação de nosso podcast ampliaremos o público de ouvintes”, avalia o professor.

(Equipe do IFFcast e do IFF Sustentável durante na VIII Mostra de Extensão)

Para a bolsista Nicole Letelba, a atuação no projeto traz, além do conhecimento, uma série de experiências únicas. “Trabalhamos com produção e edição de mídias de áudio podcast, além da organização de mídias sociais para divulgação do projeto. E algo que sempre me deixa feliz é ver a relação saudável entre coordenador, bolsista e voluntários. É uma experiência única, que faz com que o aluno cresça e esteja sempre melhorando”, afirma a bolsista, destacando a oportunidade de participar de apresentações e seminários. “Um exemplo foi a experiência que tivemos em Campos dos Goytacazes, na Uenf, ao apresentar o projeto dentro de uma universidade, para um público diferente e que nos desafia a vencer obstáculos, como aprender a superar o nervosismo", conta a estudante.

A equipe do IFFcast Ambiental é formada pelo professor Emerson Bittencourt (coordenador) e pelas alunas do Curso Técnico Integrado em Edificações do Campus Avançado Maricá Nicole Letelba (bolsista), Andressa Oliveira e Silvia Miguês (voluntárias).

Clique nos links abaixo para ouvir os episódios do IFFcast Ambiental:

IFFcast Ambiental #00 - Episódio Piloto;

IFFcast Ambiental pocket #01 - Crossover com o IFF Sustentável;

IFFcast Ambiental pocket #02 - A Crise Hídrica Acabou?;

IFFcast Ambiental pocket #03 - Perdendo Biodiversidade;

IFFcast Ambiental pocket #04 – COP 22 (Policial Maluco);

IFFcast Ambiental pocket #05 – Entrevista: Projeto Capivara;

IFFcast Ambiental pocket #06 – Carros Sustentáveis;

IFFcast Ambiental pocket #07 – Ninguém Escapa!!

Para mais informações sobre o projeto e episódios, acesse AQUI a página do IFFcast no Facebook. Também é possível assinar diretamente o feed do podcast do projeto AQUI

(Logomarca do projeto)

Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com Reitoria