Alunos do Campus São João da Barra visitam abrigo Aconchego, em Guarus

Os estudantes prepararam uma pequena festa para as crianças atendidas pelo abrigo, com teatro de fantoches, lanche, e doações arrecadadas no campus.

(Alunas e servidoras do campus fizeram a festa com as crianças)

Nem só de sala de aula vivem os alunos do Campus Avançado São João da Barra do IFF. O fim de ano trouxe mais uma ação solidária para esses jovens, que já colecionam iniciativas de gente grande.

A ideia da visita ao abrigo Aconchego nasceu no ano passado, com o incentivo da professora Dayana Freitas, que leciona Química no campus. A primeira visita contou com a participação dos alunos do primeiro ano e dos servidores Angelo Gonçalves, Amanda Bastos, Fabiana Nunes e Valquiria Azevedo.

Os mesmos alunos, que tiveram a oportunidade de estar com as crianças do abrigo no ano passado, mostraram interesse em refazer a visita, com o auxílio das servidoras Valquíria Azevedo e Fabiana Nunes, e captaram, durante as últimas semanas, junto a outros servidores e alunos, doações para prepararem uma pequena festa para as crianças, além de material de higiene e roupas para serem doados.

“Ficamos muito felizes quando os alunos nos procuraram querendo repetir a ação este ano. Como a professora Dayana está de licença-maternidade, contamos com a colaboração da Valquíria e da Fabiana, que se prontificaram para acompanhar nossos alunos”, contou o diretor-geral do campus, Valdeir Júlio.

A visita aconteceu no dia 16 de dezembro, e, além do material arrecadado, os estudantes saíram do campus em direção ao abrigo levando muito amor e carinho. O grupo preparou um teatro de fantoches e fez várias brincadeiras com as crianças. “Estou sem palavras pra descrever esse momento! Foram minutos de puro amor e carinho. Muitas vezes, reclamamos da vida, reclamamos de barriga cheia, mas essas crianças são um exemplo. Uma dose de carinho muda completamente o mundo de alguém, mesmo que por pouco tempo. Que o amor possa ser o nosso combustível”, contou a estudante Luana Pereira da Silva.

“Foi uma experiência única e adorável ver o sorriso das crianças é muito bom para quem efetua a visita, e conhecer a realidade delas enriquece a vida”, disse a aluna Jhenifer Rangel.

(As crianças do abrigo assistem ao teatro de fantoche)

Após a apresentação do teatro de fantoches e das brincadeiras, o grupo ofereceu um lanche de confraternização com pipoca, cachorro quente, doces, bolo e refrigerante. O material de higiene e as roupas arrecadados foram entregues à administração para que pudesse organizar a distribuição.

“É muito bom. O visitante sai de lá outra pessoa, amando mais, querendo fazer o bem cada vez mais, é uma experiência maravilhosa! Eu sempre saio de lá refletindo muito sobre a vida, às vezes reclamamos demais. Como é bom receber aqueles abraços carinhosos e puros!”, exclamou a servidora Fabiana Nunes, que pode estar presente nas duas oportunidades.

Ao final da visita, retornando para o campus, as palavras da aluna Izadora Junqueira resumiram o sentimento do grupo. “É uma sensação incrível perceber que, com apenas um abraço, um beijo, conseguimos fazer crianças pularem de felicidade. Pude perceber que não precisamos de coisas caras, de roupa de marca. Para sermos felizes, precisamos de amor! Esse foi meu primeiro ano, mas quero fazer parte de todos os anos. Obrigado a todos por me proporcionarem esse momento maravilhoso. Não tenho palavras para descrever esse dia”.

(Estudantes com as servidoras Valquíria Azevedo e Fabiana Nunes)

Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria