Campus Cabo Frio realiza workshop de pesquisa e extensão no sábado letivo

A programação contou com palestras, minicursos, oficinas, apresentações orais e visitas guiadas aos laboratórios.

No dia 1.° de abril, aconteceu no Campus Cabo Frio do IFFluminense, o 6.º workshop de divulgação científica e extensão. Promovido pela Diretoria de Pesquisa e Extensão do campus, o evento tem o intuito de divulgar atividades de pesquisa e extensão para comunidade interna e externa.

As atividades ocorreram durante todo o dia. Pela manhã, a programação foi dividida em apresentações orais realizadas por professores e alunos do campus nas áreas de educação, química e biologia; palestras sobre assuntos da atualidade como: o escândalo da carne, febre amarela e a crise no estado do Rio de Janeiro, e, também, visitas guiadas aos laboratórios de química, física, biologia e eletromecânica, direcionada para o público interno e externo (pais de alunos, alunos de escolas municipais e de outras instituições de ensino superior da região).

(Participantes durante visita guiada ao laboratório)

No período da tarde os participantes tiveram a oportunidade de assistir minicursos e oficinas em diversas áreas do conhecimento: escrita científica, biomarcadores genéticos, rotulagem de alimentos, detecção de agrotóxicos em alimentos e identificação de fungos micorrízicos em vegetais de restinga.

Segundo o diretor de Pesquisa e Extensão, Manildo Marcião, essa atividade tem o objetivo de popularizar a ciência, pois o evento é aberto ao público. “Além de trazer a comunidade para dentro da Instituição, esse evento contribui para dar visibilidade aos trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no campus, reafirmando, assim, o papel do IFFluminense, enquanto instituição de educação, ciência e tecnologia, referência na Região”, ressalta Manildo.

O workshop é realizado anualmente e faz parte das atividades científicas e extensionistas realizadas pela Diretoria de Pesquisa e Extensão. No próximo mês de outubro, em uma parceria com a prefeitura do município de Cabo Frio, será realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em uma praça da cidade de Cabo Frio.