Campus Avançado Maricá celebra a 1.ª Formatura do Curso de Pedreiro de Alvenaria

Alunos do Curso de Formação Inicial e Continuada em Pedreiro de Alvenaria são os primeiros estudantes certificados pelo IFFluminense – Campus Avançado Maricá.

A primeira formatura do curso foi celebrada no dia 19 de abril de 2017, no Campus Avançado Maricá, concluindo mais um ciclo formativo no Instituto Federal Fluminense. Os estudantes foram certificados pelas 200 horas de dedicação e cumprimento das atividades, consolidando um processo de construção do conhecimento, em diálogo com as vivências cotidianas e com os arranjos produtivos locais.

O evento contou com a participação do coordenador geral do Pronatec, Jonathan Velasco, da coordenadora adjunta, Sandra Gomes, da coordenadora adjunta institucional dos Cursos FIC, Elaine Gonçalves, do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Avançado Maricá, Francesco Lugli, do coordenador do Curso FIC de Pedreiro de Alvenaria, Everton Firmino de Moraes, e dos professores Rodrigo Leal e Roosevelt Flexa.

(Gestores do Pronatec e do Campus Maricá com os formandos)

Participar deste momento com os estudantes é muito gratificante, uma vez que vemos nitidamente a satisfação deles com esta formação e a possibilidade de dar continuidade aos estudos no Curso Técnico em Edificações. Estes momentos renovam nossas convicções da importância de nossa instituição e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para a sociedade”, destacou o coordenador geral do Pronatec no IFF, Jonathan Velasco, acrescentando que a turma buscou formar profissionais para atender às demandas do mercado de trabalho da região de Maricá-RJ.

Para o coordenador do Curso de Pedreiro de Alvenaria, Everton de Moraes, a experiência foi gratificante. “Apesar de algumas dificuldades, o curso foi muito bem absorvido pela comunidade. Pudemos trazer um público de jovens e adultos, que até então não era característico de nosso campus, e dar a eles a oportunidade de se qualificar”, afirma Everton, destacando a dedicação dos professores que participaram do processo, tanto no desenvolvimento da parte teórica, quanto ao professor Agnaldo, responsável por conduzir a parte prática. “Só tenho a agradecer o apoio da instituição e a confiança depositada em mim, e deixo a certeza de que conseguimos cumprir bem o papel institucional, que é o de levar Formação Continuada, gratuita e de qualidade, para a população de Maricá".

O estudante Mateus Santos de Almeida, agradeceu a oportunidade de qualificação. "Apesar de todas as adversidades, concluímos o curso com a enorme satisfação de ter aprendido com grandes profissionais. Além do aprendizado prático, que sem sombra de dúvidas foi excepcional, também estamos saindo deste curso com uma bagagem social e filosófica. Agradeço por darem essa oportunidade à nossa comunidade", afirmou.

(Estudantes recebem certificado de conclusão do curso)

O professor e diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Francesco Lugli, ressaltou que o curso deixa um importante legado para a, ainda breve, história do Campus Avançado Maricá. “Ele representa um sucesso e um exemplo de superação para todos os envolvidos. Primeiramente para os estudantes, mas também para o coordenador, os professores, e todos os servidores do campus que lutaram para a realização deste curso. Parabéns!".

A Direção-Geral agradece a todos os envolvidos no processo de construção, desenvolvimento e conclusão do Curso FIC em Pedreiro de Alvenaria, pelo compromisso com a Educação Pública, pela parceria e dedicação nas intervenções pedagógicas e administrativas, para que fosse possível fomentar o processo de ensino-aprendizagem, horizontalizando as possibilidades formativas para a sociedade maricaense. “O curso possibilitou um aprendizado mútuo, tanto para os formandos, quanto para a Instituição, que cresce com mais uma conquista, driblando as dificuldades e desenhando outras ações possíveis em prol da oferta formativa enquanto cenário educacional e profissional”, pontua a diretora-geral Regiane Costa.

Em tempo de agradecimento pela conclusão deste ciclo, tecemos as nossas homenagens aos estudantes que enfrentaram os desafios da vida, conciliando as suas demandas pessoais, familiares e trabalhistas para estarem em formação; aos professores que atuaram no curso, reafirmando o compromisso da nossa escola com a esfera pública, aos técnico-administrativos que subsidiaram as ações pedagógicas e administrativas; ao diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Francesco, pela cumplicidade profissional e institucional de sempre; aos colegas da Reitoria pela mediação, paciência e colaboração durante as nossas dificuldades e anseios no processo de implantação do curso em nosso campus; e ao professor Everton, por aceitar o desafio da coordenação, a que tanto se dedicou e realizou um valoroso trabalho em prol do compromisso social, político, econômico, profissional e cultural que assumimos com a sociedade. A gratidão perpassa pela possibilidade de se lançar no protagonismo do estar/ser comunidade acadêmica desta Instituição e construir a história do Campus Avançado Maricá", finaliza Regiane.

Formatura reuniu gestores, professores e concluintes do Curso de Pedreiro de Alvenaria  Gestores em frente ao cômodo que foi construído pelos alunos durante as aulas práticas