Sistema de monitoramento inteligente vai otimizar o abastecimento de água no Campus Macaé

A iniciativa visa ao acompanhamento em tempo real dos níveis de água dos reservatórios, o que possibilitará a detecção de forma mais rápida de anomalias no abastecimento da Instituição.

 Os servidores Leandro Viana, Gabriel Rocha e Danilo Barcelos, que atuam na Coordenação de Tecnologia da Informação do Campus Macaé, desenvolveram, recentemente, o sistema Monitoramento Inteligente de Nível de Água - Moina.

 Microcontroladores e sensores, a partir de plataforma web, informam em tempo real os níveis dos reservatórios de água, com o objetivo de melhorar a rotina de controle de abastecimento interno, que era feita de forma manual, repetindo-se várias vezes ao dia. Com o Moina, a verificação dos níveis ocorre por meio de dois canais: página na internet e por envio de mensagem automática para aplicativo de celular.

(Tela principal do aplicativo com o relatório dos níveis dos reservatórios) 

 Segundo um dos idealizadores, Leandro Viana, após um mês de implantação já se pode observar melhorias na logística de abastecimento dos reservatórios, uma vez que há o acompanhamento contínuo da oscilação dos níveis relativos às caixas de recebimento de água da empresa Cedae e às cisternas de armazenamento e de abastecimento. “O monitoramento em tempo real facilita a tomada de providências para que não falte água quando detectada a diminuição do abastecimento da Cedae”, explica.

(Relatório do nível de um determinado reservatório de água)

 A próxima etapa será a implementação dos módulos de vazão, que medem o consumo de água no campus e, assim, conseguem identificar anomalias como vazamentos, válvulas abertas, entre outras. Para aprimoramento do sistema, também está prevista a automatização do acionamento das bombas, eliminando todo o trabalho manual.

 Outra iniciativa da equipe, em fase de implantação, contempla o controle de funcionamento dos condicionadores de ar na instituição, o que proporcionará a utilização de forma eficiente. Consiste em um sistema web de verificação da temperatura e da umidade nas salas de aula, bem como do tempo que o aparelho está ligado, calculando o consumo e o gasto de cada condicionador de ar. O controle dos equipamentos será feito de forma automática por meio de sensores que irão monitorar a presença de pessoas no ambiente.

(Servidores Gabriel Rocha, Danilo Barcelos e Leandro Viana em frente ao castelo d'água do Campus Macaé)