Espaço de Ciência, Tecnologia e Cultura do Campus Pádua reforça educação integrada

Ambiente é propício para o desenvolvimento de pesquisa e um espaço também dedicado à cultura para que estudantes possam potencializar suas capacidades.

O Espaço de Ciência, Tecnologia e Cultura do Campus Santo Antônio de Pádua está sendo ampliado com a aquisição de novos equipamentos e materiais de ponta para a prática profissional e formação humanística dos estudantes.

O projeto do local foi desenvolvido em 2014, quando da construção da primeira versão do Projeto Pedagógico da unidade, e entrou em funcionamento em 2015. O objetivo é torná-lo um lugar em que os estudantes possam desenvolver suas capacidades de maneira livre e com criatividade “para que se tornem, cada vez mais, atores na construção de sua identidade local e regional", aponta o documento.

Em consonância com a interrelação do ensino, pesquisa e extensão, o Espaço foi criado com o intuito de integrar a proposta de uma educação politécnica, desenvolvendo e potencializando a pesquisa, enquanto consolidação da ciência, bem como contribuindo para superar os limites disciplinares e a dicotomia entre trabalho manual e intelectual. E não é só isso, pretende ser também um espaço para a cultura. “O conceito de ensino médio integrado se passa pela interrelação entre ciência, tecnologia e cultura”, enfatiza o diretor-geral da unidade, Arthur Rezende da Silva.

O Espaço funciona como um grande laboratório para a prática das teorias aprendidas, com a participação de servidores e alunos, o que facilita a interação do trabalho proporcionando um ambiente integrado de aprendizagem. Professores das áreas de ciências da natureza, matemática, e das áreas técnicas estão evolvidos mais de perto, além dos técnico-administrativos de laboratório, bem como os estudantes de todos os Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio ofertados pelo campus: Administração, Logística, Automação e Edificações. “A ideia é tentar minimizar a fragmentação característica dos laboratórios”, reforça Arthur.

Atualmente, o local está sendo equipado com instrumentos de ciência e tecnologia, da parte de ciências da natureza e matemática, que representam 20% do material comprado. “São equipamentos importados da Alemanha, com um alto padrão de qualidade”, explica o diretor. O campus também recebeu três Controles Lógicos de Programação (CLPs) que irão atender ao curso de Automação. Os demais equipamentos deverão chegar entre os meses de abril e maio. De acordo com Arthur, as empresas fornecedoras realizarão uma capacitação com os servidores envolvidos. “A compra desses equipamentos representa um investimento significativo. São equipamentos de ponta que estarão à disposição para a prática profissional dos estudantes”, ressalta.

A entrega dos equipamentos de ciência e tecnologia foi acompanhada pelo Grêmio Estudantil e a empresa fornecedora fez uma demonstração para os estudantes.

De acordo com o diretor-geral, o tema “cultura” tem provocado bastante a equipe em relação à estrutura que o espaço deve ter para o seu desenvolvimento. “Estamos estudando a melhor forma de equipar o local, mas ter sediado no dia 12 de abril o lançamento do Plano de Cultura do IFFluminense, nos provoca ainda mais a planejar a cultura integrada à educação profissional e tecnológica”, destaca ele acrescentando que o termo integração engloba a ciência, tecnologia, cultura e trabalho e “não foi à toa que colocamos esse nome no Espaço, por isso toda a logística e compra de equipamentos são para promover as possibilidades e oportunidades desta integração”, finaliza.

Espaço está sendo equipado com instrumentos de ponta. CLPs irão atender ao Curso de Automação.