Polos de Inovação dos Institutos Federais participam de Encontro PwC – Embrapii

O evento apresentou aos empresários as propostas de subsídios à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) por meio das unidades Embrapii.

Gestores dos Polos de Inovação do IFFluminense, Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participaram do Encontro Embrapii e PricewatherhouseCoopers (PwC), com o tema Subsídios para Inovação, ICTs Privadas e Negócios na Área Digital, realizado no dia 23 de março, em São Paulo-SP.

O evento, que reuniu cerca de 30 representantes de grandes empresas na sede da PwC, teve o objetivo de apresentar aos empresários o modelo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) de estímulo à inovação, baseado no compartilhamento de riscos, e as vantagens financeiras e tributárias para as empresas que constituírem Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) privadas.

Durante o encontro foi apresentada a cooperação, que se encontra em construção entre a Embrapii e a área de consultoria da PwC, responsável por auxiliar as empresas a definirem projetos de inovação utilizando recursos oriundos da Lei N.° 11.196/2005, conhecida como Lei do Bem.

De acordo com o coordenador de Prospecção do Polo de Inovação do IFFluminense, Rodrigo Martins, que representou o PICG no encontro, “a proposta é identificar possíveis projetos de pesquisa aplicada com inovação, que possam ser desenvolvidos pelas Unidades e Polos Embrapii e auxiliar as empresas no desenvolvimento de seus projetos de inovação”, afirma Rodrigo, acrescentando que, durante o evento, o representante da Capes informou que está discutindo propostas de revisão do Artigo 19-A, que trata dos projetos executados por ICTs com benefícios da Lei do Bem, para que mais projetos sejam contemplados nesta modalidade de apoio.

O encontro também discutiu a "Indústria 4.0", termo utilizado para denominar a quarta revolução industrial cujo marco simbólico de início é atribuído ao ano de 2015, e a necessidade das empresas repensarem seus negócios para além dos modelos atuais, levando-se em consideração a digitização (termo utilizado para representar a transformação das empresas por meio das ferramentas digitais) como vantagem competitiva.

Entendemos que esta parceria entre a Embrapii e a PwC poderá alavancar projetos inovadores a serem desenvolvidos pelo Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do IFFluminense, em parceria com as empresas clientes da PwC”, destaca Rodrigo.

A PwC é uma consultoria multinacional que possui 167 anos e atua há 101 anos no Brasil. A empresa conta com 208 mil profissionais e 11 mil sócios em 756 escritórios atuando em 157 países. A PwC possui 417 clientes dentre as empresas listadas na revista Fortune 500. No Brasil são 4.500 profissionais e 183 sócios.