Pesquisas de servidores do Campus Guarus recebem destaque

Trabalhos com reconhecimento nacional e internacional produzidos por professores ampliam as ações de Pesquisa desenvolvidas no campus.

O Campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense vem ampliando seu campo de atuação na área da Pesquisa por meio do desempenho e reconhecimento nacional e internacional dos trabalhos produzidos pelos servidores. Um dos destaques do campus é o professor de Matemática, André Velasco, que recebeu o Prêmio MELHOR ALUNO DE DOUTORADO, no II Encontro de Pesquisa e Pós-graduação em Engenharia de Produção (II EPPGEP 2017),  em fevereiro deste ano, com o trabalho "Primal-Dual Algorithms for the Constrained Two-dimensional Guillotine Cutting Problem". O trabalho considera o Problema de Corte Bidimensional Guilhotinado Restrito e apresenta algoritmos baseados em GRASP, Programação Dinâmica e Inteira, capazes de encontrar soluções com garantia de qualidade ou certificação de otimalidade. O prêmio foi dividido com outro professor e aluno de doutorado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

(André - de camisa branca - entre os finalistas do prêmio)

O EPPGEP17 é um Encontro Científico da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (ANPEPRO), que tem como objetivos: foco em Pesquisa, criação de um ambiente de aconselhamento aos alunos de Pós-graduação e reconhecimento dos alunos de Pós-graduação em Engenharia de Produção com melhores resultados. Atualmente, o evento é reconhecido como um dos principais em Engenharia de Produção no país.

Já no dia 22 de março de 2017, André defendeu sua tese de Doutorado - "Algoritmos Híbridos para o Problema de Corte Bidimensional" - no Programa de Pós-graduação de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Pesquisa Operacional, sob a orientação do Prof. Eduardo Uchoa.

Outro destaque no campus é do também professor de Matemática e Doutor em Engenharia de Produção, Frederico Galaxe, com Artur Pessoa (UFF) e Thibaut Vidal (PUC-RJ), que teve um artigo publicado numa revista internacional muito bem conceituada na área de Pesquisa Operacional, o European Journal of Operational Research (EJOR). A pesquisa, intitulada "A Hybrid Genetic Algorithm with Decomposition Phases for the Unequal Area Facility Layout Problem",trata da solução do Problema de Layout de Facilidades com Áreas Diferentes, que apresenta diversas aplicações práticas

Ambos trabalhos trouxeram retorno para o Instituto, principalmente para o Campus Guarus, unidade de atuação dos professores. "De retorno para a instituição, eu e Frederico, com a colaboração dos Professores Sergio Vasconcelos e Nilo Américo, conseguimos a implantação do primeiro Núcleo de Pesquisa do Campus Campos Guarus. Temos no campus um quantitativo considerável de professores com pós-graduação ou algum trabalho na área de Pesquisa Operacional, sendo assim, a criação deste núcleo tende a valorizar o trabalho desenvolvido na área em destaque e, consequentemente, incentivar os colegas a dar continuidade ao conhecimento adquirido ou disseminar este conhecimento aos nossos alunos por meio de projetos de iniciação científica. Além disso, estamos articulando a organização de um evento na área de Pesquisa Operacional para sediarmos aqui no Instituto", contou André.

O diretor-geral do campus, Christiano Leal, reconhece e valoriza o desempenho dos professores. "Precisamos ampliar cada vez mais a pesquisa no nosso campus e o trabalho desenvolvido pelos professores agregará outros servidores interessados. Além deles, temos outros exemplos de servidores que se destacam na pesquisa e trazem excelentes retornos para a instituição", comemorou Christiano.