Projeto integra comunidade interna e dinamiza atividades do Campus SJB

Estudantes e servidores participam do Projeto Integrador desenvolvido no Campus Avançado São João da Barra, que trabalha temáticas variadas por meio de atividades extraclasse.

Todas as terças-feiras, os servidores e estudantes do Campus Avançado São João da Barra têm um compromisso diferente da rotina escolar. Para além das paredes das salas de aula, é nesse dia que toda a comunidade interna se integra e participa de atividades que têm, entre outros objetivos, a formação crítica e cidadã dos alunos.

Trata-se do Projeto Integrador 2017 (PI) cujas atividades são desenvolvidas por meio de 15 projetos propostos por servidores em diversas áreas. São eles:

• A Instituição do Debate como Projeto Integrador;
  • Bilingual Labs;
  • Cineclube da Imaginação Sociológica: A Sociologia vai ao Cinema;
  • Construindo práticas e saberes em Biologia e Química;
  • Desafio Solar Brasil 2017;
  • Desenvolvimento de protótipos de embarcações para regata;
  • Marketing Digital;
  • Mini Usina Hidrelétrica e Eólica;
  • Modelagem Matemática: vivenciando a Matemática aplicada ao cotidiano;
  • Montagem de materiais interativos de Física experimental;
  • Musicalização;
  • O Jovem na cena contemporânea: seu lugar no mundo;
  • Operação Robótica via aplicativos móveis com arduíno: desenvolvimento de múltiplas competências e habilidades;
  • Tira essa ideia da cabeça!
  • Voltando as raízes: horta e jardinagem no campus SJB

Em fevereiro, quando foi lançada a edição 2017 do Projeto, os docentes e técnico-administrativos responsáveis pelas proposições, fizeram uma apresentação para os alunos do Ensino Médio Integrado e do Concomitante. O PI, que acontece desde 2015, foi reformulado neste ano: antes os temas eram definidos por turma e, a partir de agora, cada servidor propõe o seu projeto e os alunos se inscrevem naquele de seu interesse. Cada projeto tem de dois a três servidores e cerca de 15 alunos.

O estudante do 3.º ano do Curso Técnico em Petróleo e Gás, Maxwell Marcelino do Amaral, 17 anos, conta com empolgação sobre o PI. Ele participa do projeto “Montagem de materiais interativos de Física experimental” e, segundo ele, poder escolher em qual projeto irá desenvolver suas atividades é motivador.

“Eu sempre gostei de Física e quero seguir carreira, e neste projeto tenho a possibilidade de criar materiais para serem utilizados em sala de aula para o ensino de Física, tornando-o mais fácil para quem aprende”, diz. Maxwell explica que são utilizados materiais bem simples. “Com uma bola de soprar passando pelo cabelo, você ensina sobre estática, por exemplo”. O aluno ainda conta que entre as suas atividades, ele pesquisa sobre o tema proposto e formas de aplicação na comunidade, troca ideias com professores, inclusive com outros projetos, o que “ajuda a fazer relação com outras matérias. Além de me envolver com o que gosto, aprendo muito”, enfatiza.

De acordo com a coordenadora do trabalho e diretora de Ensino do campus, Maria Lúcia Ravela, 100% dos docentes, 50% dos técnico-administrativos, um terceirizado e uma doutoranda da Uenf estão mobilizados em torno do trabalho. “Estamos caminhando para uma meta interna de transformar o Campus São João da Barra em um campus Educador, onde os processos de ensino e aprendizagem não passem apenas pelo professor e pela sala de aula, mas por todos os locais e funcionários do campus”, explica

A assistente social e coordenadora do projeto “O Jovem na cena contemporânea: seu lugar no mundo”, Paola Fonseca, destaca que as atividades vão além da escola com visitas técnicas e campanhas de ações e práticas multiplicadoras. “É um momento em que ficamos mais próximos dos alunos, para conhecê-los e entender suas necessidades, um processo de escuta e também de trabalhar e pensar em grupo, de crescer junto”, ressalta.

O Projeto Integrador faz parte do componente curricular dos Cursos Integrados e dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) do Campus Avançado São João da Barra, com uma carga horária de 40h anuais.

“É um momento privilegiado de pesquisa, união entre teoria e prática, desenvolvimento do senso crítico e da responsabilidade social do discente e de toda comunidade escolar”, acredita Ravela, que explica que a escolha pela Metodologia da Problematização foi para que as premissas sejam alcançadas. Nesta metodologia, diz, “o ensino e a aprendizagem ocorrem a partir de problemas, cujos problemas são extraídos da realidade pela observação realizada pelos discentes”.

Veja abaixo algumas imagens das atividades: