IFFluminense Itaperuna divulga agenda de eventos abertos ao público

Eventos são voltados para a oferta de oportunidades de qualificação e de produção acadêmica a estudantes e profissionais e ao estimulo a debates e trocas de conhecimento, além de abrir as portas do Instituto para a comunidade externa.

 O Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) Campus Itaperuna dá início, neste mês de abril, a uma série de eventos gratuitos, que acontecerão ao longo do ano, com o objetivo de oferecer oportunidades de qualificação e de produção acadêmica a estudantes e profissionais, estimular debates e trocas de conhecimento, além de abrir as portas do Instituto para a comunidade externa. São, ao todo, sete eventos já confirmados no calendário oficial, além de atividades que serão organizadas por cursos e projetos de extensão do campus. 

 Um dos mais tradicionais eventos do IFFluminense Itaperuna, o Encontro da Saúde e da Família chega à sua sexta edição, abrindo oficialmente a agenda do campus, entre os dias 24 e 28 de abril. Ao longo da semana, os alunos participarão de uma série de atividades de integração, atrações culturais, bate-papo com a direção e palestras voltadas para a área de saúde e aspectos comportamentais. Os calouros também terão a oportunidade de conhecer os diversos setores e rotinas da escola, além de participar da Calourada Cultural, uma gincana realizada pelo Grêmio Estudantil. 

(Semana Acadêmica)

 A programação segue em maio, com a 3ª TecnoWeek, enquanto em junho será a vez do  4º Simpósio Anual de Liderança, Trabalho e Oportunidade (Salto) e das Olimpíadas Estudantis. A programação oficial inclui ainda a 2ª Jornada Brasil-Espanha, em setembro, o 3º Novembro Negro, em novembro, e o maior dos eventos do campus, a Semana Acadêmica, cuja sexta edição está marcada para outubro. 

 "A ideia é consolidar cada vez mais os eventos que já são tradicionais, além de fortalecer os mais recentes e estimular a criação de novidades. Um exemplo é a Semana Acadêmica. Em 2016, ela contou com um outro evento realizado aqui no campus de forma simultânea, o Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense. Foi um grande sucesso, e a segunda edição já está confirmada para este ano", explica a diretora-geral do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto. 

 Há ainda programações organizadas pelos diferentes cursos e projetos do campus. Em 2016, aconteceu o 1º Concurso de Pontes Treliçadas de Palito, com a participação de alunos de Mecânica, e o Encontro de Química no IFFluminense (EQIFF), realizado pela Cordenação do Curso Técnico em Química. A previsão é que, este ano, sejam realizadas novas edições, além de outras atividades organizadas pelos demais cursos do campus. Também está confirmada a participação do IFFluminense em eventos externos, organizados por instituições da região, como a Fundação Universitária de Itaperuna (Funita), que realizará o "Funita na Rua", com prestação de serviços públicos no Centro da cidade. 

(Concurso de Pontes de Palito)

 "No fim do ano de 2016, participamos de um evento em Laje do Muriaé, realizado pelo Disque-Denúncia e a Polícia Militar, que foi uma ótima oportunidade para divulgarmos o trabalho desenvolvido no nosso Instituto. Estamos desenvolvendo essas parcerias, pois é fundamental estarmos presentes também do lado de fora da escola, dialogando com a comunidade e com as outras instituições", ressalta a diretora-geral. 

Veja o cronograma oficial de eventos do IFFluminense Itaperuna em 2017: 

24 a 28 de abril de 2017 - 5º Encontro da Saúde e da Família

Evento de integração com o objetivo de ambientar os novos alunos, que têm a oportunidade de participar de uma visita guiada às instalações do campus, conversar com responsáveis pelos setores ligados ao ensino e conhecer as rotinas escolares. Além disso, são realizadas palestras comportamentais e sobre temas ligados à saúde também para os antigos alunos e reuniões com os pais.  


15 a 19 de maio de 2017 - 3ª TecnoWeek 

A TecnoWeek é um evento voltado para o uso da tecnologia na educação, que acontece na Tecnoteca, a sala de aula interativa do Campus Itaperuna. Ao longo dos cinco dias de programação, são realizadas 30 oficinas com temas variados para um público diversificado. Além de alunos e servidores do próprio IFFluminense, a programação inclui aulas específicas para estudantes de escolas estaduais e municipais, universitários, idosos e profissionais de diferentes segmentos. 


1º e 2 de junho de 2017 – 4º Salto 

O Simpósio Anual de Liderança, Trabalho e Oportunidade (Salto) tem o objetivo de ajudar o participante a descobrir seu potencial empreendedor e contribuir para o desenvolvimento da Região Noroeste. Nos dois dias de evento, os participantes têm a oportunidade de participar de palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos em temas relacionados ao empreendedorismo e aspectos socioeconômicos nacionais e regionais, como gestão empresarial, direitos trabalhistas e responsabilidade social, entre outros. O tema deste ano será "Empreendedorismo e economia: perspectivas e expectativas do mercado brasileiro".  


06 a 08 de junho de 2017 - 5ª Olimpíada Estudantil

A Olimpíada Estudantil do IFFluminense Itaperuna reúne, todos os anos, equipes de futebol, vôlei, natação, futebol de salão e xandrez do próprio campus e de outras escolas públicas de Itaperuna. São três dias de competições nas instalações esportivas do IFFluminense. 

20 de setembro de 2017 - 2ª Jornada Brasil-Espanha 

O evento, que teve sua primeira edição em 2016, já está confirmado para este ano. São realizadas uma série de mesas-redondas com a presença de professores e pesquisadores do Brasil e da Espanha, na discussão de temas socioeconômicos de interesse dos dois países. 

17 a 20 de outubro de 2017 - 6ª Semana Acadêmica e 2º Coninf

A Semana Acadêmica é o maior evento do IFFluminense Itaperuna, chegando a reunir cerca de dois mil participantes a cada edição. Ao longo dos três dias de programação, são realizadas uma série de palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas, abertas ao público, na parte da tarde e noite. Pela manhã, o campus recebe turmas de escolas públicas da região, que visitam os laboratórios do IFFluminense e salas temáticas montadas pelos alunos, além de participarem de atividades culturais. Desde o ano passado, a Semana Acadêmica acontece, de forma conjunta, com o Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf), que é voltado para a apresentação de trabalhos acadêmicos, em formatos de banner e comunicação oral. 

                           


21 e 22 de novembro de 2017 - 3º Novembro Negro

O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFFluminense Itaperuna e inclui atividades como debates, exposição fotográfica, roda de capoeira, apresentação musical e exibição de filmes, com o objetivo de discutir a história e cultura do negro e dos povos indígenas no país.