Campus Quissamã promove sábados letivos temáticos

Os temas escolhidos abriram espaço para questões que afligem a sociedade, além de permitirem uma maior integração entre as disciplinas.

O Campus Quissamã promoveu, ao longo desse ano, sábados letivos temáticos com objetivo de torná-los mais atraentes e dinâmicos. Os temas escolhidos e os conteúdos regulares têm sido pensados e apresentados a fim de conseguir o máximo de adesão e frequência possíveis. A realização desses sábados excepcionais permitiu uma maior integração entre as disciplinas e abriu espaço para questões que afligem a sociedade.

(Estudantes participaram de várias atividades ao longo do dia letivo excepcional.)

A ideia do sábado letivo temático nasceu a partir de uma capacitação de um grupo de docentes com a coordenadora de Metodologias de Ensino do Centro de Referência, a professora Valéria Marcelino. Foram dois minicursos: "Estudo de caso: uma metodologia para o ensino" e "Elaboração de aulas utilizando os três momentos pedagógicos".

O primeiro sábado letivo, em maio, aconteceu com uma proposta de integração de saberes: uma palestra multidisciplinar sobre a Usina de Belo Monte. O público compareceu em peso e saiu satisfeito. Estiveram envolvidos os professores de Química, Rafael Costa e Monique Seufitellis, de Física, Frederico Ramos, de Língua Portuguesa, Érica Silva, e de Sociologia, Carlos Luz. Cada um contribuiu com sua área de atuação, por meio da apresentação de vídeos, depoimentos, documentários e promoção de debates.

(Professores Fred Ramos, Carlos Luz, Rafael Costa, Érica Nascimento e Monique Seufitellis.)

O último sábado excepcional, em junho, teve a proposta inicial de que as atividades conversassem com as do Núcleo de Gênero. O primeiro momento contou com uma palestra sobre Violência contra a Mulher, ministrada pela assistente social do campus, Helyene Silva.

(Os alunos puderam participar da Oficina de Maquiagem Drag.)

Em seguida os estudantes foram divididos em quatro grupos de interesse:

• Uma sala de debates em que os estudantes puderam escolher os temas que lhes foram apresentados, ficando com o Núcleo de Gênero e o Napnee. A proposta foi dos professores Orpheu Ayres e Satu com a participação da coordenadora do Núcleo de Gênero, professora Anelise Tietz;

• Apresentação do filme "Tudo sobre minha mãe" do premiado cineasta espanhol, Pedro Almodóvar. Ao final da exibição houve um debate. A proposta foi da professora de Espanhol, Ileana Franzoso, de nacionalidade argentina;

• Oficina de Teatro do Oprimido, proposta do coordenador de Apoio ao Estudante, professor do grupo de teatro e instrutor do coral do campus, Erwin Vagner;

• Oficina de Maquiagem Drag dada pelo profissional Davi Teles Nascimento, drag queen, dançarino e professor de dança. A oficina foi proposta pela  coordenadora do NuGen, Anelise Tietz.

A diretora-geral do campus, Aline Estaneck, presenciou um pouco de todas as atividades e afirma que foram ótimas oportunidades para expandir o pensamento e quebrar paradigmas: “Estou muito orgulhosa desses companheiros docentes e administrativos que de fato se interessam pela formação integral  dos nossos estudantes. A proposta dos Institutos Federais é audaciosa para essa formação de cidadãos com senso crítico e, acima de tudo, de seres humanos melhores”, ressalta.

Participantes da Oficina Teatro do Oprimido. Participação dos alunos na sala de debates.