IFF Pádua recebe Gaudêncio Frigotto para discussão sobre o Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais

O evento contou a presença de alunos do curso Proeja e servidores da unidade.

O Campus Santo Antônio de Pádua promoveu, no dia 19 de junho, uma roda de conversa sobre o Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais. A discussão sobre o tema foi conduzida pelo diretor-geral do campus, Arthur Rezende da Silva. O evento contou a presença de alunos do curso Proeja e servidores da unidade.

A mesa-redonda teve a participação de Gaudêncio Frigotto, doutor em Educação e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ricardo José de Azevedo Marinho, da Unigranrio, e Pedro Luiz de Araújo Costa, do Colégio Pedro II.

(O professor Gaudêncio defendeu os investimentos na educação básica e avaliou que o ensino médio é o passaporte para a cidadania.)

Os convidados apresentaram os resultados da pesquisa intitulada “Os Institutos Federais e sua relação com o Ensino Médio Integrado e o projeto societário e de desenvolvimento." A pesquisa, por eles realizada, apontou reflexões a respeito da identidade dos Institutos Federais e o papel das referidas instituições nas políticas de educação profissional no país. Além disso, houve o debate sobre o papel que a ampliação dos Institutos Federais tem como grande política do Estado brasileiro.

Após a apresentação dos resultados, foi aberto o espaço para as perguntas dos participantes. Em uma das respostas, o professor Gaudêncio defendeu os investimentos na educação básica e avaliou que o ensino médio é o passaporte para a cidadania. Ele ainda criticou a Medida Provisória 746/2016, que poderá afetar as atividades dos Institutos Federais, além do projeto “Escola sem Partido”, em tramitação no Congresso Nacional, e a Reforma do Ensino Médio.

Para o diretor-geral do campus, Arthur Rezende, o debate foi bastante propositivo: “É uma honra para o Campus Pádua, em seus 2 anos e 5 meses de funcionamento, receber pela segunda vez um professor de renome como Gaudêncio Frigotto. As falas dos professores só reforçaram a importância do Ensino Médio Integrado para o desenvolvimento do país. Além disso, reforçaram também que a rede de Institutos Federais deve estar comprometida em debater e efetivar as concepções e diretrizes da referida modalidade de ensino, qual seja: a emancipação humana”, ressalta.

Gaudêncio Frigotto, Arthur Rezende, Cátia Viana, Ricardo Marinho e Pedro Luiz Costa.O evento contou com a presença de alunos do curso Proeja e servidores da unidade.