Coordenação de Metodologias e Tecnologias para a Educação (COMTED) prepara curso sem disciplinas

Evento acadêmico é destinado a servidores atuantes na área de educação do IFF e tem como objetivo mudanças no processo de ensino-aprendizagem discente. Ações são desenvolvidas desde 2016.

O curso tem data prevista para os dias 08 de agosto e 29 de setembro de 2017, das 8h às 12h, constituindo-se em consolidação da terceira etapa de ações acadêmicas do Grupo de Trabalho de Metodologias e Tecnologias para Educação (GT-MeTEd), criado em maio de 2016, no Campus Campos Centro.

Em sua fase inicial, o GT promoveu encontros periódicos no campus para troca de informações e capacitação, culminando no I Fórum de Educação sobre Metodologias de Ensino (I MeEduc). O evento buscou disseminar os conhecimentos decorrentes do GT-MeEduc entre a comunidade, além de consolidar a parceria entre os campi do IFF. O COMTED é ligado à Diretoria de Gestão Acadêmica (DGA) do campus.

(Em novembro de 2016 foi realizado o I MeEduc do Campus Campos Centro do IFFluminense)

Iniciada no Campus Campos Centro, a discussão ampliou seu leque de abrangência intercampi e resultou na participação do IFF, em maio deste ano, do I Colóquio Sobre Metodologias de Ensino, realizado no Campus Venda Nova do Imigrante, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Foram oito horas de oficinas e duas mesas-redondas.

O coordenador do COMTED, André Uebe, a diretora da DGA, Aline Pires Vasconcelos, a professora Suzana Macedo (todos do Campus Centro), Camila Mendonça Romero e Arthur Rezende da Silva (Campus Santos Antônio de Pádua), Daniel Coelho Ferreira (Campus Bom Jesus) e Michelle Maria Freitas Neto (Campus Itaperuna) ministraram oficinas como representantes do IFFluminense.

(Servidores do IFF participaram do  I Colóquio Sobre Metodologias de Ensino do Ifes)

O Colóquio resultou da parceria entre o Instituto Federal Fluminense e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Em termos de presente e futuro das ações da coordenação, já houve a assinatura de um termo de intenção entre os campi de Venda Nova (ES), Centro, Quissamã e Pádua (IFF). Trata-se de uma prévia do termo de compromisso interinstitucional a ser firmado em breve com a finalidade de estudos e ações conjuntas voltadas para o aprimoramento das metodologias de ensino aprendizagem.

(Professores de diversos campi ministraram oficinas no evento)

Sobre o Curso

De acordo com o coordenador do COMTED, André Uebe, feito um nivelamento com base nas práticas ocorridas nas duas fases iniciais do trabalho, consolidaram-se as condições para realização de um curso sem disciplina, que busca romper com o método tradicional de cursos.

- Estamos propondo um curso chamado “Conexão Professor – Aluno: o Desafio de Educar em Novos Tempos”, cuja finalidade é capacitar os profissionais da educação sobre metodologias de ensino. Metodologicamente, o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem partirá da ideia de “estações de saberes”, onde os participantes poderão percorrer em medida de sua necessidade de aprendizagem.  – explica André.

Na apresentação do curso, o COMTED detalha: “o curso tem como foco principal promover reflexões em relação à prática docente e às tendências mundiais na área de educação. A finalidade é contribuir com a autonomia do docente na busca de novos caminhos e tornar o aluno protagonista no processo de ensino e aprendizagem, além de permitir um novo olhar sobre as metodologias ativas de ensino”.

Veja AQUI detalhes sobre o curso e acesse a ficha de inscrição.