Campus Macaé vai oferecer graduação em Engenharia Elétrica

Plano Pedagógico do Curso recebeu aprovação do Cenpe e segue para próxima etapa, que consiste em apreciação pelo Conselho Superior do IFFluminense.

A proposta da nova graduação para o Campus Macaé foi estudada por um grupo de trabalho, que contou com a participação de docentes da área de elétrica, apoio pedagógico e contribuições da Pró-reitoria de Ensino, Diretoria de Políticas da Educação Superior e Diretoria de Internacionalização e Inovação. O Plano Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica foi então elaborado entre abril e junho de 2016, tendo tramitado nas diversas instâncias do IFFluminense, como o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – Cenpe, do qual recebeu aprovação.

O curso acontecerá totalmente no turno noturno, o que permite aos alunos a realização de estágio técnico durante o dia, além de ser uma oportunidade para os estudantes que trabalham e têm dificuldades de permanência nas modalidades de horário integral. Outra característica é a oferta de disciplinas à distância, que serão administradas pelo próprio campus, podendo ser inseridas em outros cursos, o que traz novas possibilidades para a instituição.

A próxima etapa será a apreciação pelo Conselho Superior do IFF e, posteriormente, serão iniciados os preparativos para sua efetiva implantação. “A criação da Engenharia Elétrica no Campus Macaé é uma proposta inovadora e desafiadora, em linha com a verticalização do ensino do Instituto, uma vez que já são oferecidos cursos técnicos de Eletrônica, Eletromecânica e Automação industrial”, explicou o professor Pedro Armando Vieira, um dos membros do grupo que elaborou o PPC.

Um dos objetivos é que o curso seja mais uma alternativa de ensino superior de qualidade para o município e cidades próximas. “Esperamos uma grande procura pela Engenharia Elétrica, visto a experiência do Campus Campos Centro, com altos índices de inscrições nos vestibulares”, comentou o professor e diretor, Marcos Antônio Cruz Moreira. Segundo o diretor, a graduação a ser ofertada está em sintonia com a política institucional de formação inicial e continuada do Instituto Federal Fluminense.