Cursos do Campus Itaperuna ganharão novos laboratórios no Parque Acadêmico Industrial

Recursos obtidos por meio de uma emenda parlamentar serão usados para equipar espaços destinados a aulas práticas de cursos técnicos.

Os alunos dos cursos técnicos do IFFluminense Itaperuna terão, em breve, novos espaços de aprendizagem prática disponíveis no Parque Acadêmico Industrial. Por meio de uma emenda parlamentar de R$ 500 mil, liberada recentemente, o campus deu início aos trabalhos para equipar mais cinco laboratórios voltados principalmente para as áreas de Mecânica, Química e Administração. Os recursos serão usados na compra de maquinário, móveis, computadores e itens de suporte para as aulas.

A área de Mecânica será uma das principais beneficiadas pela emenda, com a previsão de ganhar três laboratórios: Bombas e Instalações de Bombeamento, Motores de Combustão Interna e Desenho Técnico. Segundo o coordenador do Curso de Mecânica, Filipe Ribeiro de Castro, a entrada em funcionamento desses novos espaços de aprendizagem será fundamental para reforçar a associação teoria-prática na formação dos alunos.

De acordo com o coordenador, o projeto prevê que o laboratório de Bombas e Instalações de Bombeamento receba três bancadas didáticas, sendo uma para estudo de Mecânica de Fluídos e duas para estudo de Associação e Funcionamento de Bombas Hidráulicas. O de Desenho Técnico terá computadores com programas específicos para a disciplina, além de poder ser usado também como um espaço multidisciplinar de informática, com a aquisição de softwares das áreas de Mecânica e Eletrotécnica. Já no espaço de Motores de Combustão Interna, a ideia é investir os recursos na compra de um veículo popular para uso didático.

"O laboratório de motores será montado no formato de uma oficina. Nosso objetivo é usar a verba para a compra, além do veículo didático, de ferramentas, scanner automotivo e elevador de carros, entre outros itens necessários para a aprendizagem prática relacionada ao estudo de motores", explica Filipe Ribeiro de Castro.

Na área de Administração, o projeto prevê a criação de um escritório modelo, inspirado em espaços de coworking, em que será possível o desenvolvimento tanto de trabalhos individuais quanto em equipes, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de competências (conhecimentos, atitudes e habilidades) nos alunos.

(O diretor de Relações Institucionais do IFFluminense, Fernando Ferrara, e a diretora-geral do Campus Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, em visita a laboratórios do Parque Acadêmico Industrial para levantamento de demandas.)

"Dentro de um curso técnico, é muito importante prepará-los para que consigam desenvolver essas competências. Não tem como ensinar, de forma teórica, um aluno a ter uma determinada atitude. É preciso colocá-lo num ambiente o mais próximo possível do que existe no mercado de trabalho. E nada melhor do que simular esse ambiente dentro da escola", ressalta o coordenador do Curso Técnico em Administração, Luiz Claudio Tavares.

A intenção é que os recursos para o laboratório de Administração sejam usados na compra de computadores, softwares simuladores de negócios e móveis que possam criar um ambiente dentro dos padrões de um escritório tradicional, mas ao mesmo tempo valorizando questões como o estímulo à criatividade e à inovação. Segundo o coordenador, a proposta é que haja um espaço dinâmico com mesas, telão e uma lousa interativa para que os alunos possam se reunir na execução das tarefas propostas, além de uma sala fechada de reuniões e um espaço específico de armazenagem para ser usado em disciplinas como Logística.

Na área de Química, os recursos serão usados na melhoria de dois laboratórios. O de Química Industrial, que já está funcionando no Parque Acadêmico, receberá novos itens como abrandador, destilador e deionizador de água. O novo laboratório de Análise Instrumental ficará no Bloco D, num espaço que já está liberado para a instalação dos novos equipamentos que serão comprados com os recursos da emenda, como um fotômetro de chama e um espectrômetro.

De acordo com a professora de Química e coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus Itaperuna, Juliana Simões, esses equipamentos são de extrema importância para a melhoria das aulas práticas, especialmente na realização de análises de água e de solo feitas pelos alunos.

"Esses laboratórios darão suporte ao Curso Técnico de Química, já implantado no campus, mas também fortalecerão nossas intenções e planejamento para a abertura futuramente de uma licenciatura na área, aqui no IFFluminense Itaperuna", afirma a coordenadora.

Inaugurado em agosto de 2016, o Parque Acadêmico Industrial conta, atualmente, com laboratórios de Automação Industrial, Acionamentos e Máquinas Elétricas, Eletrônica Digital, Eletrônica Industrial, Energias Renováveis, Refrigeração e Ar-Condicionado, Química Industrial e Hidráulica, Pneumática e Metrologia em funcionamento, além de um miniauditório, sala dos professores e salas de apoio.

(Professores da Área de Química em reunião sobre a compra de novos equipamentos e bancadas para o Laboratório de Química Industrial.)

registrado em: InFForme N.º 15