Campus Cabo Frio investe em projetos na área de energia solar

Dentre os investimentos feitos pelo campus está a manutenção de uma mini usina fotovoltaica.

 Com o objetivo de popularizar a utilização da energia solar por meio da tecnologia fotovoltaica, o Campus Cabo Frio pretende desenvolver ações nessa área de eficiência energética. Para isso, está investindo na manutenção da mini usina fotovoltaica e em estruturas que comportam o estudo e análise dessa tecnologia, além da capacitação de servidores para a abertura de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), formação técnica e, posteriormente, pós-graduação lato sensu em energia solar.

  O professor Damião Almeida coordenou o primeiro projeto do campus direcionado à eficiência energética: o barco movido à energia solar, que já obteve êxito em várias competições das quais participou. No mês passado, o professor esteve em um curso no Centro de Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para realizar um treinamento de profissionais para instalação de sistemas fotovoltaicos.  Assim, o professor ficou apto a orientar profissionais em três níveis: instalador de sistemas fotovoltaicos (fundamental), especialista técnico em energia solar fotovoltaica (médio) e especialista em sistemas fotovoltaicos (superior).  Segundo Damião, o curso é direcionado aos docentes da Rede Federal, com o objetivo de disseminar o conhecimento dessa tecnologia nas regiões de abrangência dos Institutos Federais. “Ao conseguir capacitar profissionais de diferentes níveis, a tecnologia fotovoltaica abre mais uma oportunidade para profissionais dos ramos de eletromecânica, e até eletricistas, por exemplo.”, conclui. 

Usina fotovoltaica de Tubarão, em Santa Catarina.

 Segundo o diretor do campus, Victor Saraiva, essa iniciativa tem como objetivo fomentar projetos e qualificar profissionais para a implementação da tecnologia fotovoltaica e ampliar a discussão sobre o uso racional dos recursos naturais na Região dos Lagos.

 Para impulsionar a iniciativa, o campus tem promovido atividades e projetos voltados para o tema. No último sábado letivo houve palestra sobre o M.A. fotovoltaico, direcionada para diretores das escolas públicas, exposição do barco solar e equipamentos automatizados; e visita a mini usina fotovoltaica, voltada para comunidade interna e externa.

 No mês de agosto, o campus irá sediar um curso de capacitação de energia fotovoltaica para professores do IFFluminense e de toda a Rede Federal.

Sábado letivo com apresentação do barco movido à energia solar.

Professor Damião durante curso na usina fotovoltaica de Tubarão.