Projeto Vitalidade do Campus Guarus comemora sete anos de atividades

Trajetória do projeto conta com atividades interdisciplinares, com palestras, exercícios físicos, oficinas e viagens.

O Instituto Federal Fluminense, Campus Campos Guarus, criou, em 2010, o Projeto Vitalidade, visando aproximar o campus da comunidade e melhorar a qualidade de vida dos idosos por meio de atividades físico-recreativas, ações de saúde preventiva e palestras sobre diferentes temas que contribuam para o bem-estar e a autonomia dos participantes.

A equipe é composta por discentes e docentes do Curso Técnico em Enfermagem e docente de Educação Física, para que a ênfase das ações seja saúde preventiva e manutenção da capacidade funcional.

Como uma resposta ao aumento da expectativa de vida que demanda ações de saúde preventiva e de melhoria de qualidade de vida dos idosos, e sabendo da importância de acrescentar qualidade a esses anos a mais para se viver e de sua responsabilidade social, o IFFluminense iniciou o Projeto Vitalidade.

(Alunos na atividade com bola aeróbica na quadra do campus.)

De acordo com Anete Ribeiro, coordenadora do projeto, “no começo, as inscrições não passavam dos 30 participantes, hoje conta com mais de 120 e continua tendo demanda por novas vagas. O projeto é valorizado pela comunidade e contribui com a qualidade de vida e a vitalidade dos idosos da região. Além disso, os idosos sempre participam dos eventos realizados no campus”.

Nestes sete anos de funcionamento, o projeto deu origem a apresentações de trabalhos, pesquisas de vários alunos e trabalhos científicos publicados em congressos: em 2016, a bolsista Larissa Ferreira fez a apresentação oral do trabalho no III Conepe (Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão), no IFF  Campus Guarus; em 2015, a professora Camila Nunes, membro da equipe, apresentou trabalho científico sobre o Projeto Vitalidade no 11.º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Goiânia, tendo o financiamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); também em 2015, a professora Cristina Souza, realizou uma pesquisa com os participantes do projeto; em 2013, Larissa Monteiro, que havia sido bolsista do projeto em 2010 e 2011 e depois concluiu graduação em Enfermagem, elaborou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com pesquisa realizada com o projeto.

As diversas parcerias feitas são importantes, porque ampliam o leque de informações e vivências que são possíveis dentro do campus, favorecendo o caráter interdisciplinar das ações desenvolvidas e a integração com a comunidade. Foram feitas várias parcerias com o Projeto Capivara, que ministrou palestras e também realizou uma caminhada ecológica; com o projeto IFFanzine, do Campus Macaé; e com o professor Charles William, da Licenciatura em Música, por exemplo. “Em junho, o professor Charles fez, com a participação de três alunas, apresentação de quarteto de cordas, com explicações sobre os instrumentos e as músicas tocadas. A seguir, convidou quatro participantes para experimentar tocar. Tocaram todos juntos e foi muito bonito”, conta Anete.

(Participantes do Projeto Vitalidade com o professor Charles William e alunas Licenciatura em Música.)

Ela adianta também uma nova parceria para envolver os idosos com o cultivo de mudas do viveiro do Projeto Capivara. “Agora visamos uma participação mais direta e contínua de alguns idosos nas atividades desse projeto. Isso será um apoio ao trabalho com as mudas e atenderá uma reivindicação de alguns idosos de aumentar sua frequência semanal às atividades desenvolvidas no campus. Acredita-se que o contato com a natureza, os contatos sociais e a troca de informações serão benéficos aos idosos”, finaliza a coordenadora.

Participante do Projeto Vitalidade na aula de música.
Alunos do Projeto Vitalidade na oficina do IFFanzine.
Projeto Vitalidade com o Projeto Capivara.