Alteração contratual (Prorrogação contrato de obras)

por Juliana Lopes publicado 10/11/2020 14h51, última modificação 08/03/2024 15h08
Trata-se de procedimentos relativos à Prorrogação Contratos de obras.
• Diretoria de Infraestrutura; • Diretoria/Coordenação de Administração da Unidade onde está sendo executada a obra; • Fiscal/Gestor do contrato
-
• Observação: Trâmites serão realizados dentro do processo licitatório (processo de contratação)
Público
004 - ACORDOS. AJUSTES. CONTRATOS. CONVÊNIOS

Ofício com a solicitação e justificativa de alteração contratual pela contratada.

Novo cronograma apresentado pela contratada

Ofício da fiscalização

Relatório de execução da obra, fotos, documentos etc

Ofício da diretoria de infraestrutura com justificativa da prorrogação

ART do contrato

 

 

 

OBSERVAÇÃO: Sugere-se iniciar os trâmites de alteração com antecedência mínima de 30 dias.

Área responsável pelo processo: Administração

Passo

Setor

Procedimentos

1

Setor de Infraestrutura/ Fiscal Técnico

  • Providenciar abertura do Processo Eletrônico de “Alteração Contratual (supressão, acréscimo ou prorrogação) do contrato nº _____, empresa _____”;
  • Emitir ofício de justificativa da solicitação, assinado pelo requisitante e Diretor do Setor/Campus;
  • Anexar relatório do fiscal;
  • Encaminhar Processo ao Gestor financeiro solicitando autorização, no caso de acréscimo; OU
  • Encaminhar Processo ao setor de Administração/Contratos, nos demais casos.

2

Gestor financeiro

  • Analisar solicitação;
  • Emitir despacho (modelo disponível no SUAP) de autorização financeira;
  • Encaminhar processo ao setor de Administração/Contratos.

3

 

Administração/Contratos

  • Conferir processo;
  • Relacionar ao Processo de Formalização de Contratos;
  • Verificar viabilidade para o aditivo dentro do percentual estipulado na Lei 8.666/93;
  • Solicitar autorização da empresa caso o percentual ultrapasse o limite de 25%.
  • Emitir ofício de solicitação de análise e autorização para alteração do contrato (modelo disponível no SUAP);
  • Encaminhar processo a autoridade competente para autorização.

4

Gabinete

  • Analisar solicitação;
  • Emitir documento Despacho - Autorização de aditivo de contrato (modelo disponível no SUAP);
  • Encaminhar Processo para o setor de Administração/Contratos.

5

Administração/Contratos

Se não autorizado:

  • Devolver processo ao setor requisitante informando o indeferimento OU solicitar as alterações devidas para continuidade dos trâmites.

 

Se autorizado:

  • Consultar e anexar comprovante “SICAF” no processo;
  • Emitir Termo de Aditamento e ofício de encaminhamento do Termo à empresa, (modelo disponível no SUAP), e anexar ambos os documentos no Processo;
  • Encaminhar Processo para setor requisitante e solicitar o envio do Termo para o fornecedor, para assinatura em 02 (duas) vias.

 

6

Setor de Infraestrutura/ Fiscal Técnico

  • Encaminhar Termo de Aditamento e ofício para a empresa e anexar comprovante de envio do Termo no processo;
  • Encaminhar Processo para o setor de Administração/Contratos.

7

Administração/Contratos

  • Aguardar devolução do termo assinado pelo fornecedor;
  • Após recebimento, conferir e encaminhar Termo de Aditamento para Assinatura do Reitor / Diretor Geral.

 

8

Gabinete

  • Reitor/Diretor Geral assinar termo de aditamento em 02 (duas) vias;
  • Devolver termo de aditamento assinado para Administração/Contratos.

9

Administração/Contratos

  • Arquivar 01 (uma) via original;
  • Preencher Ofício de “Devolução de Termo de Aditamento”, modelo disponível no SUAP, e anexar ao Processo;
  • Devolver 01 (uma) via para fornecedor, via AR-Correios;
  • Cadastrar Termo Aditivo no módulo “Contratos” do SUAP;
  • Encaminhar Processo para ciência da Contabilidade.

OBSERVAÇÃO: quando se tratar somente de prorrogação do prazo da obra, seguir para PASSO 11.

10

Contabilidade

  • Receber Processo;
  • Empenhar novo valor ou cancelar saldo do empenho;
  • Anexar novo empenho;
  • Devolver Processo para o setor de Administração/Contratos.

11

Administração/Contratos

  • Verificar empenho;
  • Divulgar Termo de Aditamento no SIASG;
  • Encaminhar e-mail ao setor requisitante para ciência da finalização do processo;
  • Conferir entrega de garantia contratual, quando houver, e anexar ao processo e no módulo “Contratos” do SUAP.
  • Preencher check list do processo de alteração do contrato e anexar no processo;
  • Finalizar processo com despacho “Etapas concluídas conforme check list anexado no processo”.

OBSERVAÇÕES

1 – Documentos que devem constar em todos os processos de contratação

  1. Edital e Termo de referência da licitação original
  2. Proposta da empresa
  3. Contrato original e publicação no DOU
  4. Comprovante da garantia contratual
  5. Todos os termos de prorrogação e publicação no DOU
  6. Todos os termos de repactuação e reajuste..
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