- Info
Aquisição de Material/Contratação de Serviços
- Documento de Formalização da Demanda (DFD) - Aquisição de materiais ou Contratação de serviços.
Obs 1: Quando o processo se referir a aquisição de material o tipo do processo a ser informado deverá ser Administração: Aquisição de Material e a classificação CONARQ será 033 - Aquisição (inclusive licitações).
Obs 2: Quando o processo se referir a contratação de serviços o tipo do processo a ser informado deverá ser Administração: Contratação de Serviços e a classificação CONARQ será 036.1 - Requisição e Contratação de Serviços (inclusive licitações).
Obs 3: Em caso de dúvidas quanto à escolha do assunto do processo, entre em contato com o setor de licitações do Campus/Reitoria.
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Área responsável pelo processo: Administração
*Obs.: Caso a contratação envolva participação em ação de desenvolvimento em serviço para capacitações de curta duração, verificar se o processo está relacionado e possui o Despacho de autorização de solicitação de ação de desenvolvimento em serviço para capacitações de curta duração com custos para o IFF da Gestão de Pessoas.
Seção 1 - Procedimentos comuns a todas as aquisições/contratações (exceto contratações TIC)
Passo |
Setor |
Procedimento |
Passo 1 |
Requisitante |
Observação: O DFD deverá ser assinado pelo requisitante e pela Equipe de planejamento indicada.
A designação da Equipe de Planejamento deverá seguir os procedimentos estabelecidos através do fluxo “Designação de Comissão/Grupo de trabalho”. Observação: Conforme previsto na IN nº 40/2020, é facultada a elaboração dos ETP, nas hipóteses dos Incisos I, II, III, IV e XI do Artigo 24 da Lei nº 8.666/93 (Dispensa de Licitação).
Em caso de Dispensa de Licitação ou Inexigibilidade seguir para a Seção 4. |
Passo 2 |
Requisitante/Equipe de Planejamento |
Para aquisições e contratações de serviços comuns
Observação: Quando necessário, anexar documentos complementares ao processo (Exemplo: Convenção Coletiva, Memória de Cálculo e outros);
Para Contratações de Obras e Serviços de Engenharia
Para Concessão de Uso de Espaço Público
Observação: Anexar, quando necessário, outros documentos pertinentes a contratação (outros anexos).
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Passo 3 |
Acompanhamento/Fiscalização |
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Passo 4 |
Chefia Imediata/Superior Hierárquico |
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Passo 5 |
Licitações |
Em caso de Licitação modalidade Pregão Eletrônico seguir para a Seção 2; Em caso de Licitação Modalidade Concorrência, seguir para a Seção 3. Em caso de oportunidade de Adesão de Ata de Registro de Preços (Carona) seguir para a Seção 5. |
Seção 2 - Procedimentos para realização de Licitação na Modalidade Pregão Eletrônico.
Passo |
Setor |
Procedimento |
Passo 6 |
Licitações |
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Passo 7 |
Autoridade competente/ Ordenador de despesa |
No caso de SRP, encaminhar o processo para o Setor de Licitações, pois não há necessidade de alocação de recursos. Seguir para o Passo 10 Passo 9. |
Passo 8 |
Responsável pela alocação de recursos |
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Passo 9 |
Licitações |
Observação: As notas de rodapé dos modelos da AGU deverão ser mantidas a fim de que seja possível identificar a minuta padrão utilizada. No documento a ser publicado, o rodapé deverá ser suprimido.
Observação: As notas de rodapé dos modelos da AGU deverão ser mantidas a fim de que seja possível identificar a minuta padrão utilizada. No documento a ser publicado, o rodapé deverá ser suprimido.
Observação: As notas de rodapé dos modelos da AGU deverão ser mantidas a fim de que seja possível identificar a minuta padrão utilizada. No documento a ser publicado, o rodapé deverá ser suprimido.
Observação: Anexar, quando necessário, outros documentos pertinentes a contratação (outros anexos).
Observação 1: As minutas de edital, contrato e termo de referência e/ou projeto básico deverão seguir os modelos atualizados e disponibilizados pela AGU. A fim de padronizar as alterações realizadas no corpo das minutas os itens inclusos deverão ser destacados em negrito/sublinhado, além de indicar ao final o termo “INCLUSÃO” em caixa alta fonte vermelha. Para os casos de supressão, os textos deverão ser tachados e destacados em fonte vermelha, além de indicar ao final o termo “SUPRESSÃO” em caixa alta fonte vermelha. Todas as alterações (INCLUSÃO/SUPRESSÃO) deverão constar no documento de “Certificação Processual” com as devidas justificativas. As NOTAS EXPLICATIVAS da AGU deverão ser EXCLUÍDAS.
Observação 2: O que for para preenchimento nos documentos modelos da AGU, estes deverão ser indicados em negrito, não sendo considerados itens de “INCLUSÃO”.
Observação: As contratações acima de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) deverão ser autorizadas restritamente pelo Reitor conforme Portaria nº 243.
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Passo 10 |
Autoridade competente |
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Passo 11 |
Licitações |
Observação: Identificar o número do documento SUAP. O número do documento SUAP deve ser identificado através da opção “visualizar/baixar processo” constante no SUAP, sendo que o mesmo constará ao lado direito da tela.
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Passo 12 |
Pró-reitoria de Administração
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Passo 13 |
Procuradoria Federal |
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Passo 14 |
Licitações |
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Passo 15 |
Autoridade Competente |
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Passo 16 |
Licitações |
Os documentos devem ser anexados ao processo respeitando a ordem cronológica da fase externa da licitação. |
Passo 17 |
Autoridade Competente |
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Passo 18 |
Licitações |
Para os pregões de SRP aguardar as atas assinadas pela empresa, encaminhar para o Reitor/Diretor Geral para assinatura e anexar ao processo. Após todas as atas recebidas o processo deverá ser encaminhado para o setor Financeiro.
O solicitante deverá requerer os empenhos de Pregões SRP através do fluxo “Solicitação de Empenho para Pregões SRP”.
Para os pregões tradicionais, seguir para o passo 21 Passo 20. |
Passo 19 |
Financeiro |
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Passo 20 |
Conformidade de Gestão |
Quando se referir a material:
Quando se referir a serviço:
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Passo 21 |
Almoxarifado |
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Passo 22 |
Financeiro |
O processo deverá ser mantido aberto até a finalização de toda execução do objeto. |
Seção 3 - Procedimentos para realização de Licitação modalidade Concorrência
Passo |
Setor |
Procedimento |
Passo 6 |
Licitações |
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Passo 7 |
Autoridade competente/Ordenador de Despesas |
Observação: Esta declaração não se aplica para Concessão de Uso de Espaço Público.
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Passo 8 |
Responsável pela alocação de recursos |
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Passo 9 |
Licitações |
Observação: As notas de rodapé dos modelos da AGU deverão ser mantidas a fim de que seja possível identificar a minuta padrão utilizada. No documento a ser publicado, o rodapé deverá ser suprimido.
Observação: As notas de rodapé dos modelos da AGU deverão ser mantidas a fim de que seja possível identificar a minuta padrão utilizada. No documento a ser publicado, o rodapé deverá ser suprimido.
Observação: As notas de rodapé dos modelos da AGU deverão ser mantidas a fim de que seja possível identificar a minuta padrão utilizada. No documento a ser publicado, o rodapé deverá ser suprimido.
Observação: Anexar, quando necessário, outros documentos pertinentes a contratação (outros anexos);
Observação 1: As minutas de edital, contrato e termo de referência e/ou projeto básico deverão seguir os modelos atualizados e disponibilizados pela AGU. A fim de padronizar as alterações realizadas no corpo das minutas os itens inclusos deverão ser destacados em negrito/sublinhado, além de indicar ao final o termo “INCLUSÃO” em caixa alta fonte vermelha. Para os casos de supressão, os textos deverão ser tachados e destacados em fonte vermelha, além de indicar ao final o termo “SUPRESSÃO” em caixa alta fonte vermelha. Todas as alterações (INCLUSÃO/SUPRESSÃO) deverão constar no documento de “Certificação Processual” com as devidas justificativas. As NOTAS EXPLICATIVAS da AGU deverão ser EXCLUÍDAS.
Observação 2: O que for para preenchimento nos documentos modelos da AGU, estes deverão ser indicados em negrito, não sendo considerados itens de “INCLUSÃO”.
Observação: As contratações acima de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) deverão ser autorizadas restritamente pelo Reitor conforme Portaria nº 243.
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Passo 10 |
Autoridade competente |
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Passo 11 |
Licitações |
Observação: Identificar o número do documento SUAP. O número do documento SUAP deve ser identificado através da opção “visualizar/baixar processo” constante no SUAP, sendo que o mesmo constará ao lado direito da tela.
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Passo 12 |
Pró-reitoria de Administração |
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Passo 13 |
Procuradoria Federal |
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Passo 14 |
Licitações |
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Passo 15 |
Autoridade Competente |
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Passo 16 |
Licitações |
Os documentos devem ser anexados ao processo respeitando a ordem cronológica da fase externa da licitação. |
Passo 17 |
Autoridade Competente |
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Passo 18 |
Licitações |
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Passo 19 |
Engenharia/Infraestrutura - Reitoria |
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Passo 20 |
Financeiro |
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Passo 21 |
Conformidade de Gestão |
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Passo 22 |
Financeiro |
O processo deverá ser mantido aberto até a finalização de toda execução do objeto. |
Seção 4 - Procedimentos para realização de Dispensa de Licitação/Inexigibilidade
Passo |
Setor |
Procedimento |
Passo 2 |
Requisitante |
Observação: Utilizar os modelos disponíveis no link: https://www.gov.br/agu/pt-br/composicao/cgu/cgu/modelos/licitacoesecontratos. Em caso de dúvidas quanto a utilização do modelo adequado consultar o Setor de Licitações da Unidade Administrativa.
- Currículo do prestador (no caso de inexigibilidade de licitação); - Cópia do PIS do prestador ou comprovante de inscrição no PIS; - Cópia de Documento de identificação e CPF do prestador; - Documentação referente ao serviço a ser prestado (exemplo: plano de curso no caso de serviço de docência, comprovante de regularidade perante órgão de registro).
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Passo 3 |
Acompanhamento/Fiscalização |
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Passo 4 |
Chefia Imediata/Superior Hierárquico |
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Passo 5
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Licitações |
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Passo 6 |
Autoridade Competente/Ordenador de Despesas |
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Passo 7 |
Responsável pela alocação de recursos |
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Passo 8 |
Licitações |
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Passo 9 |
Requisitante |
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Passo 10 |
Licitações |
Se a contratação ocorrer por Cotação Eletrônica:
- Receita Federal e PGFN; - FGTS; - Regularidade Trabalhista;
Observação: As consultas acima poderão ser substituídas pela consulta do SICAF.
- Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas - CEIS, mantido pela Controladoria-Geral da União (www.portaldatransparencia.gov.br/ceis); - Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Atos de Improbidade Administrativa, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.jus.br/improbidade_adm/consultar_requerido.php); - Lista de Inidôneos, mantida pelo Tribunal de Contas da União – TCU (https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=INABILITADO:CERTIDAO:0:).
Observação: Para as 03 (três) certidões listadas acima poderá haver a substituição pela Consulta Consolidada de Pessoa Jurídica do TCU (https://certidoesapf.apps.tcu.gov.br/).
Se a contratação ocorrer por Dispensa Tradicional ou por Inexigibilidade:
- Receita Federal e PGFN; - FGTS; - Regularidade Trabalhista.
Observação: As consultas acima poderão ser substituídas pela consulta do SICAF.
- Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas - CEIS, mantido pela Controladoria-Geral da União (www.portaldatransparencia.gov.br/ceis); - Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Atos de Improbidade Administrativa, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.jus.br/improbidade_adm/consultar_requerido.php); - Lista de Inidôneos, mantida pelo Tribunal de Contas da União – TCU (https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=INABILITADO:CERTIDAO:0:); Observação: Para a consulta de licitantes pessoa jurídica poderá haver a substituição das consultas das alíneas “b”, “c” e “d” acima pela Consulta Consolidada de Pessoa Jurídica do TCU (https://certidoesapf.apps.tcu.gov.br/).
Observação: Para as 03 (três) certidões listadas acima poderá haver a substituição pela Consulta Consolidada de Pessoa Jurídica do TCU (https://certidoesapf.apps.tcu.gov.br/).
- Receita Federal e PGFN;
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Passo 11 |
Autoridade Competente |
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Passo 12 |
Licitações |
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Passo 13 |
Financeiro |
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Passo 14 |
Conformidade de Gestão |
Quando se referir a material:
Quando se referir a serviço:
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Passo 15 |
Almoxarifado |
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Passo 16 |
Financeiro |
Para os casos de Dispensa e Inexigibilidade relativos à aquisição de materiais, o pagamento será realizado em processo distinto conforme o fluxo “Pagamento de Nota Fiscal de Material”; Para os casos de Dispensa e Inexigibilidade relativos à contratação de serviços, o pagamento será realizado conforme Passo 17 em diante. |
Passo 17 |
Responsável pelo acompanhamento/fiscalização |
Quando se referir a serviço - pessoa jurídica:
Quando se referir a serviço - pessoa física:
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Passo 18 |
Financeiro |
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Passo 19 |
Conformidade de Gestão |
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Passo 20 |
Financeiro |
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Passo 21 |
Conformidade de Gestão |
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Seção 5 - Procedimentos para Adesão de Atas de Registros de Preços (Carona)
Passo |
Setor |
Procedimento |
Passo 6 |
Licitações |
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Passo 7
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Autoridade competente/Ordenador de Despesas |
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Passo 8 |
Responsável pela alocação de recursos |
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Passo Passo 9
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Requisitante |
- Edital; - Termo de Referência; - Termo de Contrato (quando aplicado); - Termo de Homologação; - Resultado por fornecedor; - Proposta de preços da empresa; - Autorização do fornecedor para adesão; - Anexar Planilha em formato PDF/A ao processo indicando a UASG do Órgão, Número e Modalidade da Licitação, CNPJ do Fornecedor, Número do Item da Licitação, Valor Unitário e Valor Total do Item.
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Passo 10 |
Licitações |
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Passo 11 |
Financeiro |
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Passo 12 |
Conformidade de Gestão |
Quando se referir a material:
Quando se referir a serviço:
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Passo 13 |
Almoxarifado |
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Passo 14 |
Financeiro |
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Procedimentos