Ajuda de Custo

por Jefferson Gomes publicado 22/06/2020 10h11, última modificação 13/09/2023 15h40
A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede, conforme Decreto N.º 4.004, de 8 de novembro de 2001. *Essa solicitação deve ser feita no site do SIGEPE SERVIDOR (https://servidor.sigepe.planejamento.gov.br).
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Público

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PassoSetorProcedimento
Servidor
  • No SIGEPE SERVIDOR (https://servidor.sigepe.planejamento.gov.br) fazer o login;
  • Na barra azul no canto superior esquerdo, clicar nas 3 linhas (ao lado da logo do Sigepe) e selecionar “Requerimento”;
  • Na barra verde no alto da página, clicar em “Solicitar”;
  • Clicar em “Selecione outro requerimento”;
  • Escolher o Tipo de Documento “Ajuda de Custo”;
  • Seguir as informações do SIGEPE para o preenchimento;
Gestão de Pessoas do Campus/Reitoria
  • Analisar se o requerimento está devidamente instruído;
  • No Módulo Processos Eletrônicos>Processos>Adicionar Processo Eletrônico, realizar a abertura do processo de acordo com as orientações acima detalhadas
  • No processo, fazer “Upload de Documento Externo” dos documentos do SIPEGE ao processo, com Nível de Acesso com nível de acesso: restrito e Tipo de Conferência: cópia autenticada administrativamente;
  • Encaminhar o processo à Direção Geral do campus de lotação do servidor ou ao Gabinete do Reitor se o servidor for lotado na Reitoria.
Direção Geral do Campus/GABREIT
  • Analisar se o processo está devidamente instruído;
  • Encaminhar o processo, com despacho de autorização, ao setor de Gestão de Pessoas do Campus/Reitoria.
Gestão de Pessoas do Campus/Reitoria
  • Analisar se o processo está devidamente instruído;
  • Emitir e, no processo, fazer um “Upload de Documento Externo” da planilha de cálculo com os valores devidos, de acordo com modelo fornecido pela DGPREIT;
  • No módulo Documentos Eletrônicos>Documentos, preencher um despacho informando o valor total a ser pago, assinar, solicitar assinatura da chefia imediata e da Diretoria Geral do campus/Pró-Reitoria;
  • No processo, “Adicionar Documento Interno” – Despacho;
  • Encaminhar o processo ao setor financeiro.

FINANCEIRO

  • Analisar se o processo está devidamente instruído;
  • No módulo Documentos Eletrônicos>Documentos, preencher, assinar e finalizar o “Despacho - Dotação Orçamentária”;
  • No processo, “Adicionar Documento Interno” – “Despacho - Dotação Orçamentária”;
  • Encaminhar o processo ao Ordenador de despesa.

ORDENADOR DE DESPESA

  • Analisar se o processo está devidamente instruído;
  • No módulo Documentos Eletrônicos>Documentos, preencher, assinar e finalizar o “Despacho - Autorização do Ordenador de despesa”;
  • No processo, “Adicionar Documento Interno” – “Despacho - Autorização do Ordenador de despesa”;
  • Encaminhar o processo para o setor financeiro.

FINANCEIRO

  • Analisar se o processo está devidamente instruído;
  • Emitir a nota de empenho;
  • Anexar Registro Orçamentário ao processo  com nível de acesso restrito e Tipo de Conferência: Documento original;
  • Encaminhar o processo à conformidade de gestão.

 CONFORMIDADE DE GESTÃO

  • Analisar se o processo está devidamente instruído;
  • Realizar a conformidade de gestão;
  • Solicitar a assinatura do Ordenador de despesa e Gestor financeiro no empenho;
  • No processo, fazer um “Upload de Documento Externo” da nota de empenho, com nível de acesso restrito e Tipo de Conferência: Documento original;
  • Encaminhar o processo ao setor financeiro.

FINANCEIRO

  • Analisar se o processo está devidamente instruído;
  • Emitir a nota de sistema;
  • No processo, fazer um “Upload de Documento Externo” da nota de sistema, com nível de acesso restrito e Tipo de Conferência: Documento original;
  • Encaminhar o processo à conformidade de gestão.
10º CONFORMIDADE DE GESTÃO
  • Analisar se o processo está devidamente instruído;
  • Realizar a conformidade de gestão;
  • Encaminhar o processo ao setor financeiro.
11° FINANCEIRO
  • Analisar se o processo está devidamente instruído;
  • Emitir ordem de pagamento;
  • No processo, fazer um “Upload de Documento Externo”da ordem de pagamento, com nível de acesso restrito e Tipo de Conferência: Documento original;
  • Encaminhar o processo à conformidade de gestão.
12° CONFORMIDADE DE GESTÃO
  • Analisar se o processo está devidamente instruído;
  • Realizar a conformidade de gestão;
  • Aguardar a liberação de ordem bancária (Ordenador e Gestor financeiro) no SIAFI;
  • Após a emissão da ordem bancária, no processo, fazer um “Upload de Documento Externo”, com nível de acesso restrito e Tipo de conferência: Documento original;
  • Não havendo cancelamento da ordem bancária, finalizar o processo com despacho de conclusão.
13° FINANCEIRO
  • Emitir ordem de pagamento;
  • No processo, fazer um “Upload de Documento Externo” da ordem de pagamento, com nível de acesso restrito e Tipo de Conferência: Documento original;
  • Encaminhar o processo à Gestão de Pessoas do Campus/Reitoria;
14º Gestão de Pessoas do Campus/Reitoria
  • Analisar se o processo está devidamente instruído;
  • Emitir manifestação de deferimento ou indeferimento do requerimento no SIGEPE.
  • Finalizar o processo no SUAP.
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