Prazo para envio de documentação do PPEA encerra dia 21
Documentos relativos a primeira e segunda etapa devem ser enviados para e-mail da comissão.
Documentos relativos a primeira e segunda etapa devem ser enviados para e-mail da comissão.
Inscrições e submissões de resumos podem ser feitas até esta sexta-feira, 30 de abril. Os Congressos serão realizados online, de 22 a 25 de junho de 2021.
A aula é voltada para os novos mestrandos matriculados nas 40 Instituições Associadas ao programa.
Evento contará com a participação de docentes, egressos, alunos, coordenadores e gestores do programa.
Os Congressos serão realizados online, de 22 a 25 de junho de 2021. Prazo para inscrição e submissão de resumos vai até 30 de abril.
Inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental até 03 de maio.
A organização do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2020 publicou as listagens finais do exame.
Confira a listagem das notas validadas pela banca após análise dos documentos enviados.
Comissão divulga página com respostas para dúvidas frequentes.
Edital após recurso.
Seleção será feita por meio de pontuação no histórico profissional e acadêmico.
Por meio de compostagem, resíduos do Porto do Açu ajudarão a fertilizar as mudas do Programa de Recomposição Florestal de Restingas.
Candidatos aprovados devem enviar e-mail para a secretaria do programa.
IFFluminense divulga resultado da segunda fase do processo seletivo PPEA.
Entrevista será realizada nos dia 09 e 10 de dezembro.
Novos docentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu iniciarão atividades em dezembro.
Inscrições para atuação na pós-graduação stricto sensu até dia 16 de novembro.
Eventos, abertos à participação da comunidade, serão realizados em formato digital, com transmissão pelo canal da Uenf no Facebook.
Os resumos devem ser submetidos pelos bolsistas ou voluntários do Pibic, Pibiti e dos cursos de pós-graduação do IFF, UFF e da Uenf.
Prazo para submissão de resumos, pelos estudantes bolsistas e voluntários de projetos, segue até o dia 16 de setembro.
Prazo para autoavaliação encerra em 30 de agosto.
Resultados irão auxiliar na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso. Questionário está disponível até o dia 24 de julho.
Documento repudia postura do ministro do Meio Ambiente.
A pesquisa, que será realizada até o dia 14 de junho, tem como público-alvo engenheiros de diversas áreas e arquitetos.
A coordenação do programa suspendeu o calendário do processo seletivo em função da pandemia do novo coronavírus.
Inscrições acontecem até 30 de abril e demais etapas do cronograma estão suspensas.
Devido ao caráter de emergência da saúde pública, o IFF divulga orientações para o andamento dos cursos de pós-graduação stricto sensu.
Professor Francisco Rapchan, do Ifes, ministrou aula magna dos mestrados Saeg e Profnit, na quinta-feira, dia 05.
Inscrições para o Mestrado em Engenharia Ambiental acontecerão de 06 de março a 19 de abril.
O evento será no auditório da Reitoria do IFF, em Campos dos Goytacazes.
Inscrições acontecem entre 13 de fevereiro e 18 de março.
As inscrições para o primeiro curso de doutorado do IFFluminense serão realizadas de 06 de janeiro a 01 de março de 2020.
Publicado edital de homologação do resultado final.
Inscrições até 04 de dezembro.
As inscrições podem ser feitas até as 20h desta segunda-feira, 25 de novembro.
Curso, na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, foi aprovado pela Capes em outubro deste ano. Primeira turma está prevista para o 1.° semestre de 2020.
São ofertadas 27 vagas para ingresso em 2020. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 24 de novembro.
O Campus Cabo Frio abre inscrições para processo seletivo simplificado de vagas remanescentes do curso de pós-graduação em Ensino de Ciências.
Doutorado profissional na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos será ofertado no Campus Campos Centro, em 2020.
Evento, realizado na quinta-feira, dia 26 de setembro, contou com a participação do professor e ex-reitor da UFRJ, Roberto Leher.
Alunos da 3.ª turma do Programa de Mestrado iniciaram suas atividades nesta quarta-feira, dia 21 de agosto, na Reitoria do IFF.
São 100 vagas, distribuídas entre os campi Campos Centro, Cabo Frio, São João da Barra e Maricá.
Homologação do resultado final do Processo Seletivo PPEA 2019.
Lista preliminar dos aprovados para o Mestrado em Engenharia Ambiental.
Professor do Mestrado em Engenharia Ambiental apresenta pesquisas no exterior.
Candidatos deverão se apresentar em dia e horário indicado.
Ao todo, foram inscritos 726 resumos no evento, sendo 121 da Pós-graduação do IFFluminense.
Ao todo, foram inscritos 726 resumos no evento, sendo 121 da Pós-graduação do IFFluminense.
Maior evento científico do interior do Estado, o Congresso tem como tema, este ano, “A ciência e os caminhos do desenvolvimento”.
Apresentação do trabalho final do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Duas vagas para atuar no Instituto Federal Fluminense
Comissão divulga gabarito.
Recurso por não constar na lista deve ser protocolado neste 30 de abril.
Evento discutiu o tema "Gerenciamento de Processos de Negócio" e apresentou casos práticos de implantação em organizações públicas e privadas.
Evento contou com presença de Rita de Castro Pinheiro Machado, especialista sênior em Propriedade Intelectual do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
Os interessados devem realizar as inscrições até 18 de abril.
Édson Avelar, mestrando da turma 2017, realizou estudo sobre ilhas de Macaé.
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica é ofertado em rede nacional.
São ofertadas 90 vagas nos campi Campos Centro e Itaperuna, que terá seu primeiro curso de Pós-graduação.
O mestrando Iran Correia teve seu artigo premiado no Congea.
Carta produzida durante o VII Fórum propõe o fortalecimento entre as entidades de estudo e gerenciamento ambiental.
Entrega dos envelopes até o dia 07 de novembro.
As inscrições para Processo Seletivo 2019 para ingresso no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física começam no dia 27 de setembro.
Matrícula será realizada nesta quarta-feira, 29 de agosto.
Divulgada chamada para candidato classificado no Mestrado em Engenharia Ambiental
A aula inaugural contará com mesa-redonda sobre "O panorama da Inovação na Região Norte Fluminense".
As instituições de ensino e/ou pesquisa interessadas deverão encaminhar as propostas de 1º a 30 de setembro, por e-mail.
Turma 2018.2 do Mestrado em Engenharia Ambiental terá início no dia 16 de agosto.
O Instituto Federal Fluminense publica lista de aprovados para o Mestrado em Engenharia Ambiental, turma 2018.
O dia para protocolar recurso contra o resultado preliminar do PPEA é 31 de julho.
Os candidatos selecionados deverão entregar a documentação para a segunda etapa, conforme edital.
Evento reuniu 2.939 participantes no Centro de Convenções da Uenf.
Evento reuniu 2.939 participantes no Centro de Convenções da Uenf.
Divulgado aprovados na primeira fase do processo para o Mestrado em Engenharia Ambiental
Pelo IFFluminense, 24 trabalhos científicos receberam premiação e menção honrosa.
Pelo IFFluminense, 24 trabalhos científicos receberam premiação e menção honrosa.
Estudantes e pesquisadores apresentam 1.358 trabalhos ao longo de uma semana do evento que também reúne palestras, minicursos e atividades culturais.
Estudantes e pesquisadores apresentam 1.358 trabalhos ao longo de uma semana do evento que também reúne palestras, minicursos e atividades culturais.
Mais de 1.300 trabalhos serão apresentados. Programação também inclui palestras, minicursos e apresentações culturais.
Candidatos tem o dia 12 de junho para entrar com recurso contra o gabarito.
Nova turma do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica iniciará em agosto.
Prova será realizada dia 10 de junho.
Uma nova data será marcada posteriormente.
A previsão é de que os cursos comecem a ser ofertados a partir do próximo ano.
As entrevistas acontecerão no próximo dia 11, na coordenação do PPEA.
Comissão divulga inscritos para Processo Seletivo do PPEA.
Professores estiveram no Fórum Mundial da Água e no Fórum Alternativo Mundial da Água, em Brasília.
Edital abre duas novas vagas para professor permanente do Mestrado em Engenharia Ambiental.
Inscrições poderão ser feitas no Portal de Inscrições. Veja o que é necessário para participar no Edital nº 50/2018
Estão disponíveis 30 vagas para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental modalidade profissional.
Veja o comunicado com o resultado final do credenciamento docente para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.
Vaudeville Ambiental fará parte da mostra do Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental divulga o horário das entrevistas para os docentes inscritos no Processo Seletivo.
No IFFluminense, um dos polos do mestrado, são ofertadas 24 vagas. Inscrições de 15 de fevereiro a 04 de março de 2018.
Estão sendo ofertadas até seis vagas suplementares. Inscrições até o dia 12 de janeiro de 2018.
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação inscreve professores do IFF para atuar no PPEA.
O Fórum é realizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica de Macaé com o objetivo de levar a reflexão e participação de jovens.
Foi a primeira visita técnica da turma iniciante da Pós-graduação em Cultura, Patrimônio e Educação, do Campus Santo Antônio de Pádua.
Evento contou com a participação de coordenadores de curso, docentes e estudantes de Pós-graduação do IFF e demais instituições de ensino.
A pesquisa ajudou a melhorar a água que abastece a populações do Quilombo Boa Esperança em Areal-RJ.
Evento mostrará os avanços no design, construção, tecnologia, política e educação relacionados à infraestrutura sustentável.
Evento será realizado no Campus Santo Antônio de Pádua com palestra de professor da UFF e é aberto a todos os interessados.
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação divulga resultado final do processo seletivo para a bolsa mestrado.
O Campus Cabo Frio abre inscrições para processo seletivo simplificado de vagas remanescentes do curso de pós-graduação em Ensino de Ciências.
Mestrado stricto sensu tem início das aulas previsto para março de 2018.
Comunicado lista os inscritos para a bolsa mestrado do IFF.
O objetivo da bolsa mestrado é promover o desenvolvimento da pesquisa e formação de profissionais para os alunos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do IFFluminense.
Professores do PPEA agora fazem parte do Concruni
O programa de pós-graduação stricto sensu em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão (Saeg) 2018 oferece 27 vagas a graduados. Inscrições ocorrem de 18 de setembro a 15 de outubro.
A aula magna contou com a palestra “Formação de Professores na Era Digital: Saberes Docentes”, ministrada pela reitora do IFC, Sônia Fernandes.
Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT aconteceu na quarta-feira, dia 23, e contou com a participação de diretores, pró-reitores e reitor.
Evento promovido pela ONG Ecoanzol será sediado no Instituto Federal Fluminense Campus Guarus.
A palestra proferida pelo professor doutor Rafael Nogueira Costa aconteceu no auditório da UFRJ em Macaé.
O Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego é uma publicação do Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.
Aula inaugural do Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental aconteceu no Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense.
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFFluminense terá sua aula inaugural no dia 23 de agosto, às 14, no Centro de Referência em Campos dos Goytacazes.
Professores do PPEA farão as apresentações de boas-vindas aos mestrandos.
Vagas são para Campos, Santo Antônio de Pádua, Cambuci e Cabo Frio; interessados devem estar atentos ao prazo final para inscrições.
Oficina teve como objetivo esclarecer e fortalecer o Sanapa.
Além da premiação, momento marcante para os estudantes, encerramento dos eventos ainda contou com a presença da Orquestra de Violões e do prefeito de Campos, Rafael Diniz.
Penúltimo dia do evento também foi marcado pelas apresentações de trabalhos da Pós-graduação.
“A importância da internacionalização nas Instituições de Ensino Superior” foi o tema da palestra ministrada pela professora Cristina Russi, da Uerj.
Professor emérito Carlos Alberto Dias realizou no último dia 4 uma palestra sobre os Desafios da Ciência.
Evento também integra o II Congresso Fluminense de Pós-Graduação e abordará pesquisas e reflexões sobre os desafios e as transformações que a ciência pode e deve trazer para o futuro do país.
Curso teve duração de 5 meses e foi voltado aos conselheiros.
Pesquisa foi feita junto a catadores de caranguejo e pretende auxiliar na tomada de decisões para os gestores locais.
O Comunicado N.º 04, de 29 de maio de 2017, referente ao Edital N.º 43, de 23 de março de 2017, traz as respostas da prova objetiva.
Cartão é documento obrigatório para a realização da prova que acontece neste domingo.
A visita de campo ao Parna Restinga de Jurubatiba foi realizada pela turma do Mestrado em Engenharia Ambiental.
Trabalho mostra indicadores de salubridade ambiental em comunidade de São Francisco do Itabapoana.
Pró-reitores de Pós-graduação e de Pesquisa das Universidades e Institutos do Estado do Rio de Janeiro manifestam apoio à Direção Científica da Faperj.
Evento integra a programação do IX Confict e os resumos dos trabalhos podem ser enviados até o dia 29 de maio.
O mestrado, que já começará com nota 4, tem como público-alvo os profissionais que atuam na área de ensino, no exercício da docência, e será ofertado em Campos-RJ.
O programa de pós-graduação stricto sensu em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão (Saeg) 2017 oferece 25 vagas a graduados. Inscrições ocorrem de 26 de setembro a 23 de outubro.
A palestra com o professor da Unirio, Rodrigo dos Santos, voltada para alunos do Mestrado e da Pós-graduação Lato Sensu, foi realizada no dia 02 de setembro, no Campus Campos Centro.
Alunos da turma de pós-graduação visitam empresas de tratamento de resíduos sólidos.
O evento, que acontecerá durante a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, será realizado de 17 a 21 de outubro de 2016, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos-RJ.
Evento acontece na próxima quinta-feira (11), às 19h, no Campus Campos Centro
Divulgado o resultado da reclassificação da seleção para os cursos de Pós-graduação Lato Sensu do Campus Campos Centro.
Divulgado o resultado do Processo Seletivo para os cursos de Pós-graduação Lato Sensu, do campus Campos Centro, de acordo com o edital nº 111/2016.
Divulgado o resultado da prova de redação do Processo Seletivo para os cursos de Pós-graduação Lato Sensu.
O Comunicado nº 2 relativo ao Edital nº 111/2016 apresenta as notas obtidas pelos candidatos e a listagem de convocados.
1.095 candidatos concorrem às 145 vagas ofertadas pelo campus Campos Centro do IFFluminense para os cursos de especialização. A relação candidato/vaga é de 7,5.
Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação divulga o resultado final da 1ª etapa do Processo Seletivo para o Mestrado em Engenharia Ambiental, referente ao Edital nº 42/2016.
Instituto divulga processo seletivo para cursos gratuitos de pós-graduação lato sensu. Interessados poderão se inscrever no período de 03 a 23 de junho.
Divulgadas as inscrições confirmadas no Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEA).
Aula Magna “A Física Contemporânea e os seus Desafios para a Epistemologia” foi realizada na quinta-feira, 25 de fevereiro, no campus Campos Centro do IFFluminense.